Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

25 de abril de 2016

Coisicas Artesanais - Série "Bandeirinhas do Divino" (parte I) - uma homenagem e uma canção...


A partir de hoje e pelas próximas semanas, aproveitando a iminência das festas do Divino Espírito Santo, postarei uma série (a qual darei o nome de "Bandeirinhas do Divino") onde vou expor algumas pecinhas que andei fazendo inspirada nestes festejos que acontecem em diversas cidades do nosso País.

A ideia inicial era postar essas pecinhas aos pares e, para facilitar a identificação (no caso de alguém querer comprar uma ou outra), decidi batizá-las com nomes de algumas cidades que festejam o Divino. Mas a primeira não. A primeira acabou se revelando uma homenagem (e, por isso, segue com um post só para ela).

Também não leva nome de cidade, mas de uma senhora querida, caixeira do Divino e Vodunsi da Casa das Minas (em São Luis - MA), que tive o prazer de conhecer e com quem tive um lindo e inesquecível "dedo de prosa" no ano de 2008 - Dona Maria Celeste.

Deixou saudade aquela dona linda, de olhar forte e sorriso acolhedor...

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - bandeirinha D. Maria Celeste
Bandeirinha Dona Maria Celeste

Atualizado em 29/04/2016 - Tem mas 'acabô'. A Maria 'arrematô'! A bandeirinha "Dona Maria Celeste" foi enfeitar a casa da Maria Luísa Tonácio, que fez o violão lindíssimo para a canção que se pode ouvir abaixo... :) 

~ - - ~

Coração, comoção e uma canção - Breve narrativa de um processo criativo (intuído)...


Eu já havia terminado de montar a primeira bandeirinha desta série e já havia decidido que ela levaria o nome de Dona Maria Celeste (e não mais de uma cidade), mas não estava satisfeita com o resultado. Faltava algo ali. Fiquei uns dias "inspecionando" a peça, insatisfeita. Tentava compreender o que faltava... Aquela obra não representava o meu sentimento por D. Maria Celeste...

Sem chegar a uma conclusão e sem saber ao certo o que fazer, tomei a peça da minha estante e a pus de volta na mesa de trabalho, quase instintivamente. Comecei incluindo uns detalhes delicados... Pintei os "sulcos" da flor maior; reforcei o "tipo-satinê" rosado nas flores menores; apliquei nas bordas laterais um efeito de pátina azul (celeste!) e, a despeito da parcimônia e hesitação com que ia fazendo tudo isso, tomei então a iniciativa mais (digamos...) ousada: pintar um coraçãozinho no peito do pombo.

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - bandeirinha D. Maria Celeste
Bandeirinha Dona Maria Celeste

Foi nesse momento, pintando aquele coração, que fui sendo invadida por uma comoção boa, imensa e irresistível. A lembrança de Dona Maria Celeste se tornava cada vez mais acesa e viva! Era como se ela estivesse tão pertinho de mim, mas tão perto e... Tão linda! ... Acho que pintar aquele coraçãozito fez abrir o meu próprio para uma energia maior de bem-querer... Naquela hora senti uma vontade muito forte de cantar. A emoção que me tomava queria sair de dentro do peito em forma de canção. Deixei que saísse, então, e cantarolei aquele sentimento... à Dona Maria Celeste... 

O sentimento se mostrou canção. Gravei a melodia num aparelhinho mp3 (para não correr o risco de perdê-la na minha bagunçada memória musical), cheguei o quadrinho-bandeirinha prum canto da mesa e passei a escrever a letra naquele mesmo instante. Terminei todo esse processo muito emocionada... E só aí eu compreendi que, naquela peça que me deixara insatisfeita no começo, faltava o coração... Agora sim, a bandeirinha estava concluída e eu estava satisfeita. Porque, agora, todo meu carinho e gratidão estavam, finalmente, expressos ali.  

clique abaixo para ouvir a canção


À dona Maria Celeste
Música e letra: Simone dos Santos
Voz: Simone dos Santos
Violão: Maria Luísa Tonácio
Gravação e mixagem: Eduardo Lobo

Meus sinceros agradecimentos a duas pessoas que contribuíram para tornar esta homenagem concreta - para além dos limites do meu coração... A Maria Luísa Tonácio, que fez um lindo arranjo de violão emprestando sua delicadeza e sensibilidade para abraçar, em acordes e harmonia, minha homenagem-canção... E a Eduardo Lobo, que nos recebeu em sua casa e se dispôs a gravar e mixar este áudio com todo afinco e dedicação já conhecidos de outros tempos... Maria, Eduardo, a vocês minha terna e imensa gratidão!

/|\


À dona Maria Celeste
(Simone dos Santos)

Tia Celeste, o calor do teu sorriso
e a beleza tão funda desse olhar
'faz' brotar todo amor, encanto e riso
pra nutrir corações no teu cantar.

Vai, Celeste, e segue o teu destino,
vai cantando entre estrelas e o luar
a louvar no infinito o Divino
pr'Ele sempre nos vir abençoar!

Tia Celeste, as 'fulô' do teu vestido
têm cheiro de jasmim e manacá...
Pés descalços na missa de domingo
e a doçura de sempre acreditar.
 
Vai, Celeste, e segue o teu destino,
vai cantando entre estrelas e o luar
a louvar no infinito o Divino
pr'Ele sempre nos vir abençoar!

Detalhe...

~ - - ~
 
Se você gostou dessa pecinha aqui do Coisicas Artesanais mas perdeu a oportunidade pra Maria Luísa (que foi ligeira no gatilho!), fique de olho, pois nas próximas semanas, pra celebrar o Divino, outras bandeirinhas passarão por aqui! Também, se quiser conhecer outras coisicas criadas por mim, visite a minha "Lojinha" e conheça outras pecinhas ainda disponíveis.
...............................................................................................................................................................

Poderá também gostar de...
Quadrinho N.Sra. Aparecida








21 comentários:

  1. Linda canção!!
    Como a peça se torna valiosa quando traz consigo tanto (bom) sentimento!

    Parabéns, querida Si!

    Gui e Caty

    ResponderExcluir
  2. Simone, vou querer pra mim!!

    ResponderExcluir
  3. Que linda homenagem, Si! Realmente a música tem a capacidade de expôr tudo o que vai no coração!
    E que linda sua voz nessa emocionada homenagem! Parabéns!
    beijos
    Karla

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Simone! Que ocê tem o dom da arte todo mundo sabe, o que eu não sabia era que toda essa doçura e delicadeza poderia se converter em canção. Que coisa mais linda! Tudo lindo, sua voz, a bandeira, a canção, um espetáculo!!! Parabéns e gratidão por compartilhar. beijos

    ResponderExcluir
  5. Queridos! Catita, Gui, Karlota, Mafuuu!!! Agradecida, de coração! ♥

    Maria! Vc foi ligeira no gatilho!!! Eu não estava preparada para desapegar tão rápido da minha primeira bandeirinha! rs... Mas fico muito feliz que essa pecinha fique pra você! Muito grata, menina! ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito Simone!
    Parabéns pelo belo trabalho!!

    ResponderExcluir
  7. Hermosa! Gracias, disfruté cada pedacito. Lo comparto.
    Anna Laura

    ResponderExcluir
  8. essa canção é linda!... ou melhor, uma 'fulô'!

    ResponderExcluir
  9. Que coisa mais linda, mais pura, encantamento puro.
    Só poderia vir de uma alma pura e bela!
    Quero uma pra mim (rs)
    Namastê!!!

    ResponderExcluir
  10. Si, muito gostoso ouvir sua voz nessa linda canção.
    Sua sensibilidade sempre me emociona e agora não choro somente com os textos...tem música também!
    Parabéns minha querida!
    Beijos.
    Rosane Medeiros

    ResponderExcluir
  11. Ô, Rô... Muuuito grata, de coração! ♥

    ResponderExcluir
  12. Luciana Imbiriba02 maio, 2016

    Oi Simone! Lindíssima canção, agora que dei uma pausa para entrar no clima e escutar com calma... aquece o coração! Parabéns artista!

    ResponderExcluir
  13. Não poderia esperar outra coisa de você que não fosse esse caprichoso sentimento de pureza vindo do fundo da alma. Que os ouvidos de seu coração sigam tilintando a captar sons, dons e carinho. Viva Dona Celeste e dos Santos!

    Amorin.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo, Si! Tudo lindo. Letra, música e arranjo! Estamos precisando muito de canções como a sua! Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Lu, querida, Rô, querido, feliz com o carinho! :)

    Amorin, Viva e Reviva! =)

    ResponderExcluir
  16. Lindo Si! Sua voz é linda e aquece o coração...

    ResponderExcluir
  17. Amei sua voz é linda Simone.

    ResponderExcluir
  18. Você não criou uma peça, Simone. Criou em encantamento em forma de homenagem... lindo, comovente, de amolecer e derreter o coração e o 'arremate' da música com sua voz tão doce e cálida, foi a cereja do bolo. Parabéns!

    ResponderExcluir