11 de maio de 2016

Coisicas Artesanais - Série "Bandeirinhas do Divino" (parte IV) - Pirenópolis e São Luis do Paraitinga


Para fechar esta série de bandeirinhas, venho apresentar agora duas novas composições inspiradas em outras cidades que festejam o Divino no Brasil. A primeira delas é Pirenópolis (GO), cuja festa é famosa, principalmente (mas não só), pela presença marcante da Cavalhada - auto que recria batalhas medievais entre Cristãos e Mouros com a rendição destes, por fim, à fé católica.

A segunda é São Luiz do Paraitinga (SP), onde também há presença da Cavalhada, além de inúmeras guardas de congado, dançantes de São Gonçalo, grupos de trança-fitas, violeiros, catireiros, brincadeiras de pau-de-sebo... Uma celebração muito bonita e "plural", onde é servido o famoso Afogado - o almoço de sábado distribuído a todos que chegam para a festa.

Na bandeirinha "Pirenópolis", me inspirei nas flores que enfeitam, linda e ludicamente, as cabeças dos cavalos e as pontas dos chifres dos Mascarados (personagens "baderneiros" que representam o povo pagão na Cavalhada)... Flores essas que, a meu ver, emprestam certa delicadeza, com suas formas e colorido, a um auto que trata de uma batalha.

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - Bandeirinhas do Divino - Pirenópolis
Bandeirinha Pirenópolis

Descrição: bandeirinha de madeira com aplicação de mini rosas em tricoline de estampa florida e pombinho de madeira sobre rendilha (frivolité), além de fitas de cetim enfeitadas por fuxicos duplos com "miolo" de paetê.

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - Bandeirinhas do Divino - Pirenópolis
Bandeirinha Pirenópolis - Detalhe

* * *

Já na bandeirinha "São Luiz do Paraitinga", a inspiração foi mais livre, intuitiva. Senti (só) que a bandeira deveria ser vermelha (afinal, a cor que representa o Divino estava faltando por aqui!) - e assim o fiz. E como a Festa do Divino nesta cidade é muito plural e cheia de eventos multiculturais, decidi aplicar flores de madeira em diferentes padrões, na intenção de simbolizar os diversos encontros que acontecem na cidade, por ocasião do Divino, com a chegada de grupos de diferentes lugares e mantenedores de distintas tradições.


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - Bandeirinha do Divino - São Luiz do Paraitinga
Bandeirinha São Luiz do Paraitinga

Descrição: bandeirinha de madeira pintada de vermelho com as bordas laterais em efeito de pátina branca e aplicação de pombinho em coração e flores de madeira, além de fitas de cetim.

Medidas aproximadas: 25,7 cm x 17 cm x 2,1 cm.

Valor das peças: R$ 60,00 (cada) + frete.

Quem tiver interesse em alguma bandeirinha, basta entrar em contato pelo e.mail coisicas.artesanais@sapo.pt


E aqui fecho esta série "Bandeirinhas do Divino", que me deu um prazer imenso nesse "exercício" de buscar formas de representar cada cidade em cores, em flores e bandeirinhas...


* * *

"Que o perdão seja sagrado, 
que a fé seja infinita,
que o homem seja livre,
que a justiça sobreviva" 
(Bandeira do Divino (trecho) - Ivan Lins)
 * 
 /|\ 

...............................................................................................................................................................

2 comentários:

  1. Aiiinnn meu deusô!! Que coisa mais cute cute essa bandeirinha do Divino de Pirenópolis!!! Amei a criatividade de usar o frivolitê (vivendo e aprendendo por que a palavra me soava familiar mas não tinha ligado o nome à "pessoua") para dar destaque!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gílian! Ficou fofo mesmo, né? Mas eu sou suspeita para falar, rs...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...