17 de abril de 2016

Entrevista - Um bate-papo com o casal Marcos e Noeli


Quem acompanha este blog já deve ter lido a publicação que fiz a respeito do trabalho do Marcos e da Noeli, casal que tive o prazer de conhecer no Revelando São Paulo e a quem convidei pr'um bate-papo gostoso para poder publicar aqui no Coisicas Artesanais. Afinal, quando a gente se depara com um trabalho tão lindo como o deles, bate aquela curiosidade de conhecer um pouco mais as pessoas por trás da obra que tanto nos encanta, né não?

Coisicas Artesanais - Marcos, Noeli, onde vocês nasceram e em qual data?
Noeli - Nasci em 26/08/1964, em Santana de Parnaíba, São Paulo.
Marcos - E eu nasci em 08/10/1974, em Janiópolis, Paraná.

C.A. - Na infância, quais eram suas brincadeiras preferidas?
Noeli - Eu gostava de brincar de bate-lata, queimada, jogar taco, bolinhas de gude... Minhas bonecas eram feitas de espiga de milho.
Marcos - Eu gostava de brincar de pião, bolinha de gude, esconde-esconde, pega-pega... Quando criança, fazia meus próprios brinquedos, tipo bonecos com espuma de colchão. 

C.A. - Que legal, meninos! Quer dizer, então, que vocês dois criavam alguns dos seus próprios brinquedos! Noeli, minha mãe conta que também tinha na infância uma boneca feita de espiga de milho, que ela embalava num paninho, rs... Que coisa, né?  A infância é mesmo uma fase rica em criatividade... Bem, e nessa época vocês pensavam em "ser o quê" quando crescessem? 
Noeli - Eu queria ser cientista, rs...
Marcos - E eu queria ser desenhista ou arquiteto.

C.A. - Em que momento vocês se depararam com a arte na vida de vocês? Houve alguma pessoa que os influenciou, de algum modo, por estes caminhos?
Marcos - Desde minha infância eu gostava de desenhar. Minha mãe era costureira e meu irmão desenhava...
Noeli - E eu sempre gostei de artes, adorava desenhar também. Minha influência veio do Marcos.

C.A. - Marcos, quando você descobriu que gostava de esculpir em madeira? Como isso surgiu na tua vida? Você menciona aqui tua mãe e teu irmão... A gente pode dizer que ela, costurando, e ele, desenhando, influenciaram o teu gosto pelo fazer artístico manual?
Marcos - Sim, com certeza... A coisa da madeira veio em 2002. Eu trabalhava no controle de qualidade em uma metalúrgica. Uma vez, na hora do almoço peguei um pedaço de madeira e uma faquinha e comecei a cortar e fiz um índio. Aí tudo começou.

C.A. - E você, Noeli? Como aconteceu isso de passar a agregar o teu trabalho ao trabalho do Marcos? Você cuida do acabamento das peças que ele esculpe, certo?
Noeli - Sim... Trabalhávamos na mesma empresa. Eu era auxiliar contábil e comecei a fazer pulseiras e terços de cristal. Quando começaram a se interessar pelas peças do Marcos não tínhamos como pagar alguém para ajudar, então eu comecei a dar acabamento nas peças.

C.A. - Humm... Meninos, eu aqui "me coçando" pra fazer uma perguntinha meio indiscreta, ao maior estilo descarado desses programas de celebridades, rsrs... Como vocês se apaixonaram? Quem "fisgou" o coração de quem? =)
Marcos - rs...
Noeli - Parece mentira mas não é, rsrs... Trabalhávamos em uma metalúrgica, eu no escritório, ele na produção... Nos olhamos e alguma coisa aconteceu... rsrs.

C.A. - Que bacana! Eu diria que vocês se reconheceram! ;) Ok! Agora... voltando ao nosso tema - que é artesanato, rs... Quando foi que se deram conta de que essa parceria era o caminho para concretizar o desejo artístico de vocês e que poderiam transformar essas inspirações criativas em trabalho?
Noeli - Começamos a mostrar nosso trabalho para amigos, que nos incentivaram a mostrar para lojas, começando assim a ter muitos pedidos! 

C.A. - E como foi no começo?
Noeli - Foi difícil, pois não tínhamos noção de preço e nem dinheiro para comprar ferramentas e madeira. O Marcos começou a fazer suas facas com serras quebradas e pegávamos pedaços de madeira caídos na mata ou restos de construção... 

C.A. - E hoje? Se sentem realizados com o trabalho de vocês?
Marcos - Realizados e muito! 
Noeli - Estamos cada vez mais apaixonados pelo nosso trabalho!

Coisicas Artesanais - entrevista com Marcos e Noeli
Marcos e Noeli em momentos de criação - fotos gentilmente cedidas por Noeli


Que bom, meninos! Me sinto muitíssimo grata por esse bate-papo aqui no Coisicas Artesanais e por nos propiciarem conhecer um pouquinho da história de vocês e de como encontraram a arte (e se encontraram!) no meio do caminho. Que esse caminho continue repleto de belas inspirações e que essa parceria na vida e na arte seja sempre abençoada, porque o trabalho de vocês é lindo demais e vocês merecem tudo de melhor!

Quem quiser conhecer mais um pouquinho do trabalho de Marcos e Noeli, basta acessar a lojinha deles aqui.

E se você ainda não leu o post que fiz sobre o trabalho deles, dá uma olhadinha aqui ó!

...............................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...