Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

26 de novembro de 2015

Revelando São Paulo


O Revelando São Paulo é um festival lindíssimo que celebra as tradições culturais paulistas em suas diversas "facetas", passeando pelos universos caipira, caiçara, tropeiro, quilombola (dentre outros) e trazendo a público os aspectos dessas culturas na culinária, no artesanato, na música, na religiosidade e nas manifestações festivas populares do Estado de São Paulo.

No pavilhão das comidas, culinaristas e produtores apresentam suas delícias... Rojão, bolinho caipira, galinhada, polenta frita, torresmo, carne de lata, feijão tropeiro, cuscuz (o salgado, feito com farinha de milho), paçoca doce e paçoca salgada, cachaças artesanais, linguiças e rapaduras feitas na hora, queijos, tainha defumada, pães, cafezinho coado, bolinho de chuva, bolo de fubá, pé de moleque, cocada, doce de abóbora feito no tacho, goma arábica, geleias, etc, além de pratos das cozinhas grega, polonesa e árabe (dentre outras), convidam a esquecer a dieta e ser feliz!

coisicasartesanais.blogspot.com.br
          Café coado e fogão de lenha no rancho "Chão Caipira" de d. Irene e seu Bernardo, representando Paraibuna.                                  Foto: Simone dos Santos - Revelando São Paulo, Valinhos, 2014.

No pavilhão do artesanato, escultores, santeiros, pintores, figureiros, ceramistas, bonequeiros, tecedeiras, marcheteiros (e mais uma infinidade de outros artistas que eu nem saberia como "classificar") apresentam suas peças utilitárias e/ou decorativas em cerâmica, palha, madeira, porongo, ferro, bambu, tecido, tapeçaria e tantos outros materiais. Santos, bonecas de pano, divinos, quadros naif, instrumentos musicais, panelas, travessas, gamelas, brinquedos educativos, exposições de trabalhos fotográficos e de orquídeas, toalhas e mantas de crochê, de fuxicos, de retalhos... convidam a levar muitas prendas e lembrancinhas para distribuir entre os amigos e a parentada!

coisicasartesanais.blogspot.com.br
                        Ponta de uma das bandeiras do grande cortejo de domingo repousando no pavilhão do artesanato.                                      Foto: Simone dos Santos - Revelando São Paulo, Valinhos, 2014.
















No palco, folias de reis, fanfarras, grupos de dança de são gonçalo, bonecões, reisado, orquestras e duplas de viola, batuque de umbigada, samba-lenço, jongo, congadas, cavalhada, fadangos de tamanco, catiras, adoradores da santa cruz, orquestra de rabecas, além de apresentações de grupos de danças portuguesas, italianas, alemãs, russas, bolivianas, indianas, ciganas e de cânticos hare krishna, dentre muitas outras atrações, convidam a conhecer as manifestações culturais tão nossas e as que chegam de todos os lugares do mundo para se misturar às nossas raízes e que, muitas vezes, desconhecemos...


coisicasartesanais.blogspot.com.br
Adoradores da Santa Cruz no palco do "Revelando" em Iguape.
Foto: Simone dos Santos - Revelando São Paulo, Iguape, 2014.

O Revelando São Paulo é um convite irresistível ao despertar de todos os sentidos! Pelo colorido bonito da festa, das fitas, das fardas, das bandeiras a instigar nosso olhar; pelo cheiro bom de lenha queimada e da comida típica que se espalha por todos os cantos; pelos sabores de tantas quitandas e especiarias a nos encantar o paladar; pela vontade de tocar e "ver com as mãos" os trabalhos manuais das comunidades que ali expõem suas mais ricas prendas; pelo trinado emocionante das violas e duos de vozes caipiras a nos encantar os ouvidos... E pelas reminiscências afetivas que tudo isso é capaz de fazer vibrar no coração de uma pessoa...

O festival acontece sempre em 4 edições por ano, dividindo-se entre diferentes regiões no Estado de São Paulo: Entre Serras e Águas - Atibaia (em janeiro), Vale do Ribeira - Iguape (em junho), Vale do Paraíba - São José dos Campos (em julho), e Capital - São Paulo (em setembro). Verifique quando e onde acontecerá o próximo Revelando e se programe para conhecer essa festa linda! 

Saiba mais aqui.

* * *
Clique nos links abaixo e conheça alguns artistas que encontrei no Revelando São Paulo:

Felipe Callipo

Olavo Campos

Marcos e Noeli

Sandra
..............................................................................................................................................................



Poderá também gostar de...
O causo do primo Justino


Nenhum comentário:

Postar um comentário